Vou te contar uma das grandes dores das empresas. Quando os CEOs e os Diretores das empresas me contratam para desenvolver a equipe, logo na primeira reunião, eu recebo quase que unanimemente a seguinte lista de demandas:


. Foco em solução;
. Soluções e métodos ágeis;
. Busca constante de novas soluções;
. Equipes mais inovadoras;

E quando vou trabalhar a inovação e a criatividade na Liderança, o que eu percebo é que existe um potencial muito grande e uma boa receptividade por parte dos líderes. Porém, dentro da própria equipe, as pessoas criticam as ideias um dos outros e, tudo o que sei sobre criatividade, é que o primeiro passo de conexão com novas ideias é concebê-las da “forma bruta” que elas vêm.

Digamos assim, não tem como as ideias nascerem prontas! Isso é um fato!


Então o passo nº 1 para desenvolver a criatividade de uma equipe é o líder promover brainstorms e reuniões direcionadas e com o foco em um determinado problema. Deixar muito claro o objetivo a ser cumprido e estipular tempo para a equipe trazer novas ideias para tal problema. Essa primeira fase tem que ser leve e desprovida de qualquer julgamento.
O líder deve criar um desafio para a equipe. Independente da aplicabilidade é importante ter ideias boas ou ruins. O objetivo é levantar o maior número de ideias em um tempo definido (por exemplo: 20 ou 30 ideias em 1 hora).

Uma ótima opção para deixar o processo organizado e divertido é usar post-its coloridos para escrever todas as ideias, e então depois trabalhar a não criticidade da equipe e do próprio líder, porque é muito comum o julgamento: ah, isso não vai dar certo, ah isso já foi tentado, ah aqui não funciona, blá blá blá…

Existe uma coisa que o Murilo Gun (um ícone da criatividade no Brasil) chama de “combinatividade”, que é você combinar um pedacinho de uma ideia com outras. É possível ter boas ideias pegando pedacinhos de várias ideias.
Anota aí: O passo principal da criatividade e da inovação com foco em solução é pensar no problema trazendo ideias, com muita liberdade criativa.


Depois que tivermos várias ideias para o mesmo problema, aí sim iremos filtrar essas ideias. E sabe uma ferramenta super bacana para esta dinâmica? É a ferramenta NUFA. Você sabe o que é essa NUFA? Tem matéria aqui no Blog explicando como funciona. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um treinamento para aprender e colocar em prática

Começe agora

Empresas Humanizadas e Capitalismo Consciente
é um caminho sem volta. E você sabe
qual é o papel da Liderança neste contexto?

ASSISTA A AULAS GRATUITAS
Não Obrigado